quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bin Laden e Guerra do Afeganistão podem cair no vestibular

Bin Laden e Guerra do Afeganistão podem cair no vestibular

05/05/2011
Confira dois filmes e uma história em quadrinhos que podem ajudar a entender a guerra e seus desdobramentos



                                                      Com a morte de Osama Bin Laden, aGuerra do Afeganistão voltou ao centro das atenções e as chances do assunto ser cobrado nas provas de História, Geografia e Atualidades do vestibular é grande. Há como aprender um pouco sobre a guerra com filmes. Confira abaixo dois documentários e uma história em quadrinhos que ajudam a deixar claro a história da guerra e as pessoas envolvidas:


# Filmes

"Restrepo" - Estados Unidos, 2010 - Direção: Tim Hetherington

Por um ano câmeras acompanharam a rotina de soldados no posto Restrepo, localizado no Vale Korengal, um dos mais perigosos durante a Guerra do Afeganistão. O documentário registra como o pelotão se instalou na região e com ele é possível refletir sobre as razões do conflito, visto que muitos dos soldados não entendiam o que foram fazer lá.

Tim Hetherington era fotógrafo e foi morto em abril deste ano enquanto cobria os conflitos que ocorrem na Líbia.

"11/9" - Estados Unidos, 2002 - Direção: Jules Naudet e Gédéon Naudet

A história desse documentário é interessante. Os cineastas estavam acompanhando o cotidiano dos bombeiros para uma reportagem e filmaram o momento do primeiro avião colidindo com o World Trade Center.

Eles registraram tudo o que aconteceu no fatídico 11 de Setembro, desde o desespero de quem tentava sair do prédio, bem como o esforço que os bombeiros realizaram para resgatar os feridos.

# Quadrinhos

"O Fotógrafo (volumes 1 e 2)" - De Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier

Durante 1986 o fotógrafo Didier Lefèvre foi ao Afeganistão quando o país estava sob invasão da União Soviética para retratar o trabalho feito pelos Médicos Sem Fronteira na região.

O fotógrafo se uniu aos cartunistas Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier para montar uma reportagem em quadrinhos e fotos para contar os detalhes sobre o cotidiano dos médicos durante o período.

O livro facilita o entendimento da região desde 1980 quando teve apoio dos EUA para expulsar os soviéticos de seu território. Osama Bin Laden participou dessa luta para libertar o povo afegão da invasão

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes