sexta-feira, 10 de junho de 2011

UEPB adotará o ENEM como uma das modalidades de acesso aos seus cursos de Graduação


Qua, 08 de Junho de 2011 12:23
uepb_logoO Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Estadual da Paraíba aprovou na tarde de ontem (07), em reunião ordinária no Campus I, em Campina Grande, a adesão da UEPB à proposta do Ministério da Educação (MEC) de utilizar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas. A decisão, que já será válida para o Vestibular 2012, segue a Resolução UEPB/CONSEPE/014/2011, na qual a Instituição fixa normas para o processo seletivo de acesso aos cursos de graduação, na modalidade presencial. Nesta Resolução fica estabelecido que cerca de 25% das vagas serão preenchidas a partir dos resultados do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (PROEG), professor Eli Brandão, esta decisão tem em vista acompanhar as políticas educacionais do Estado da Paraíba e do Governo Federal, relativas à melhoria da avaliação e da qualidade do Ensino Médio, bem como ampliar as possibilidades de acesso ao Ensino Superior na UEPB.

Distribuição de vagas

Com o novo sistema, o Processo Seletivo de acesso aos cursos da UEPB disponibilizará 4.768 vagas nos seus cursos de graduação e será realizado através de duas modalidades: Processo Seletivo I (Vestibular da UEPB) e Processo Seletivo II (Enem-Sisu).

Para o Processo Seletivo I (Vestibular da UEPB) serão disponibilizadas 3.640 vagas (cerca de 75% do total), das quais metade será destinada ao Sistema de Cota Universal (50%) e a outra metade (50%) para o Sistema de Cotas de Inclusão. As vagas serão preenchidas no Sistema Seriado Semestral e Anual, com entradas no primeiro e segundo semestres do ano letivo de 2012.

Já para o Processo Seletivo II (Enem-Sisu), serão disponibilizadas 1.128 vagas nos cursos (aproximadamente 25% do total), tanto no Sistema Seriado Semestral como no Anual. Terão acesso à matrícula neste sistema os candidatos classificados por meio da avaliação do Enem.

Outra novidade no Processo Seletivo 2012 reside no fato das provas do Vestibular da UEPB serem realizadas em dois dias e com a duração máxima de cinco horas.

Mais sobre o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi desenvolvido pelo Ministério da Educação para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como única fase de seu processo seletivo. A Seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no Enem.

É importante lembrar que a inscrição para o Enem segue até o próximo dia 10 de junho e pode ser realizada através do portal http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/. Já as provas do Enem ocorrerão nos dias 22 e 23 de outubro, sendo disponibilizadas informações gerais na página http://www.enem.inep.gov.br/

Vestibular 2011: Forma de Ingresso para os Cursos a Distância da UFPB


Vestibular 2011: Forma de Ingresso para os Cursos a Distância da UFPB

Publicado em 04/06/2011 às 00:02h
O próximo vestibular para ingresso nos cursos de Matemática, Pedagogia, Letras, Libras, Licenciatura em Ciências, Licenciatura em Biologia e em Ciências Agrárias da UFPB Virtual. Será anunciado neste portal , quando definido pelo CONSEPE, o período de inscrição que será realizada exclusivamente pela Internet no seguinte endereçohttp://www.coperve.ufpb.br/
No vestibular, 50% das vagas são destinadas a professores da rede pública (em que os candidatos precisam comprovar o vínculo com a rede pública de ensino) e 50% para demanda social, destinadas a qualquer candidato que tenha concluído do ensino médio ou equivalente. A classificação para cada grupo depende da média obtida pelo candidato.
[CLIQUE AQUI] para obter o Programa do vestibular e as provas aplicadas em anos anteriores

RC anuncia escola de mineração no Cariri e reformas em 300 escolas, em reunião em Cabaceiras

RC anuncia escola de mineração no Cariri e reformas em 300 escolas, em reunião em Cabaceiras

O governador Ricardo Coutinho anunciou a construção de uma Escola Técnica Estadual de Mineração, cujo projeto está sendo viabilizado, com o objetivo de impulsionar o setor. As atividades de mineração da Paraíba estão concentradas no Cariri. No último domingo, o governador se reuniu com 18 prefeitos da região, no Centro Social de Cabaceiras.


No encontro, o governador apresentou projetos da gestão para região e abordou ações que serão levadas pelo Executivo a todas as áreas da Paraíba. Disso, por exemplo, que serão estão obras de reforma 300 escolas, das 1.039 unidades da rede estadual.


“Dentro do Pacto Social, nós destinamos R$ 35 milhões para que os municípios apliquem no ensino fundamental, não só em melhorias físicas das escolas, mas sobretudo na formação pedagógica”, frisou.


Ricardo ressaltou a importância de iniciativas como o Pacto pelo Desenvolvimento Social lançado em Campina Grande e destacou os esforços que o Governo vem fazendo para equilibrar o orçamento e investir com responsabilidade em Saúde e Educação. “O Pacto Social destina R$ 15 milhões para que os municípios invistam nos hospitais de baixa e média complexidade. É preciso que os prefeitos apresentem seus projetos para efetivar esta participação”, declarou.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes