sexta-feira, 8 de julho de 2011

Historia

01 – A grande aventura da História

Nesta teleaula você verá que a cultura é fundamental para o conhecimento histórico e que, para entender a História, é preciso recuperar a memória dos acontecimentos e dos processos históricos. Além disso, aprenderá que a divisão da História é importante para a compreensão do passado, do presente e do futuro.

02 – A longa viagem pelo tempo

Nesta teleaula você fará uma viagem até as origens do planeta Terra. Aprenderá que o período que vai do surgimento do homem sobre a Terra até o desenvolvimento da escrita chama-se “pré-história”. Além disso, verá que os seres humanos da Idade da Pedra passaram de nômades a sedentários, aprendendo a cultivar a terra, domesticar animais, tecer lã e fibras, derreter metais, viver em sociedade e dividir o trabalho.

03 – As Civilizações do Extremo Oriente China e Japão

Nesta teleaula você aprenderá que a civilização chinesa começou na desembocadura do rio Amarelo com a escolha de um chefe e que o fundador tradicional do Japão foi Amaterasu. Além disso, acompanhará a formação e a decadência do Império Chinês e conhecerá alguns aspectos da arte e da cultura do extremo Oriente.

04 – O Egito Antigo

Nesta teleaula você aprenderá que a civilização egípcia surgiu nas margens férteis do rio Nilo e que os egípcios adoravam-no como a um deus. Acompanhará os vários períodos da história do Egito antigo, desde o Antigo Reino até o Baixo Império. Além disso, conhecerá as castas que formavam a sociedade e verá que os egípcios criaram uma cultura original, que perdurou durante, aproximadamente, três mil anos.

Historia

05 – Na Mesopotâmia: Nossas Raízes

Nesta teleaula você conhecerá a Mesopotâmia, conhecida como o celeiro do mundo. Ela foi muito disputada e da sua história fazem parte vários impérios e conquistas. Além disso, aprenderá que o modo de vida e a cultura que prevaleceram na Mesopotâmia foram dos seus primeiros conquistadores: os sumérios.

06 – As Civilizações da Palestina Fenícios e Hebreus

Nesta teleaula você verá algumas diferenças entre os povos que habitavam o Egito e a Mesopotâmia. A religião dos hebreus era diferente das religiões dos demais povos do Oriente Médio antigo: eles eram monoteístas e se Deus se comunicava através de mensagens e revelações.

07 – O Mundo Grego: de Creta à Grécia Heróica

Nesta teleaula você aprenderá que, antes dos gregos, havia uma civilização brilhante em Creta. Os egeus eram helenos que dominaram as cidades de Micenas e Tirinto, criando uma sociedade guerreira e comercial que aproveitou muito da cultura de Creta. Além disso, verá que eles lideraram os gregos numa guerra contra a importante cidade comercial de Tróia, vencida, segundo o poeta Homero, com o truque do cavalo de Tróia.

08 – O Mundo Grego: Grécia Antiga Clássica e Helenística

Nesta teleaula você aprenderá que as duas cidades mais poderosas da Grécia Antiga eram a militarista Esparta e a democrática Atenas, onde as artes se desenvolveram muito. Além disso, verá como o enfraquecimento dos gregos foi aproveitado pelos macedônios, que, com Alexandre Magno, conquistaram um grande império e difundiram a cultura grega no Oriente.

Historia

09 – O mundo Romano: da monarquia a República

Nesta teleaula você conhecerá a lenda que se mistura com a história da fundação de Roma e saberá como a cidade passou de monarquia a República. Além disso, verá que, durante as guerras púnicas, os romanos destruíram a cidade de Cartago e se tornaram donos do norte da África.

10 – Da Crise da República ao Fim do Império Romano

Nesta teleaula você verá que as desigualdades sociais provocaram uma crise na República romana e que o partido senatorial impedia reformas propostas pelo partido popular. Além disso, aprenderá que o império romano caiu devido aos seus vícios internos e às invasões dos povos bárbaros.

11 – O Império Carolíngeo e a Idade Média

Nesta teleaula você verá como Constantinopla conseguiu manter o império romano no Oriente e como Carlos Magno formou seu império na Europa. Além disso, você saberá como ficou este continente depois da queda do império romano no ocidente.

12 – A Civilização Muçulmana

Nesta teleaula você verá como o império muçulmano começou sua expansão na Península Arábica, onde a religião do Islã foi revelada ao profeta Maomé. Além disso, aprenderá que este império se dividia em três califados.

Historia

13 – A África antes do século XV

Nesta teleaula você constará que nem sempre as imagens que chegam até nós falando da África refletem a complexidade e a riqueza da sua História. Aprenderá que este continente é considerado o berço da humanidade, pois, ali, os primeiros humanos começaram a migrar e povoar a Terra. Além disso, verá que a África produziu povos e civilizações de grande importância cultural e econômica que marcaram a Antiguidade, como o Egito, o reino de Kush e a cidade de Cartago.

14 – O Sacro-Império Romano-Germânico e o cristianismo feudal

Nesta teleaula você conhecerá o feudalismo. Entenderá porque, durante esse modo de organização social, a Europa perdeu a noção de Estado, se dividindo em muitos reinos. Além disso, aprenderá que na Idade Média a Igreja Católica era o maior poder organizado que existia e que as Cruzadas foram expedições militares organizadas pelos papas para conquistar a Terra Santa: a Palestina.

15 – Ruma à época moderna

Nesta teleaula você aprenderá que o período conhecido como Idade Moderna foi uma época de grandes transformações na Europa. Além disso, verá que o Renascimento foi um movimento de renovação no campo das idéias, nas artes e na cultura e que o aumento da circulação de moeda e os lucros do comércio fizeram com que a Europa tivesse um enorme crescimento econômico.

16 – Os Tempos Modernos e o Renascimento

Nesta teleaula você aprenderá que nos dois últimos séculos da idade média, começaram a aparecer os sinais dos novos tempos, que revolucionariam a vida da humanidade a partir do século XV. Além disso, verá como os chamados descobrimentos ampliaram os espaços geográficos dos europeus, e você vai entender como todas estas transformações que marcaram o início dos tempos modernos, tem muito a ver com a situação do mundo de hoje.

Historia

17 – As grandes navegações

Nesta teleaula você aprenderá que Portugal soube aproveitar sua posição geográfica privilegiada para estabelecer uma nova rota de comércio até as Índias, pelo Oceano Atlântico. Além disso, verá que, para se aventurar no mar, era preciso conhecer e dominar as técnicas de navegação e que o dinheiro para se fazer isso dependia do poder do rei.

18 – A chegada à América

Nesta teleaula você conhecerá a história da chegada dos europeus na terra que, depois, foi chamada de América. Além disso, aprenderá que lá existiam civilizações desenvolvidas e ouvirá um pouco das dificuldades que os antigos navegantes tinham que enfrentar quando saíam com suas caravelas no mar.

19 – As reformas religiosas

Nesta teleaula você verá porque a Igreja Católica começou a ser criticada com o fim da Idade Média. Além disso, aprenderá quem foi Martinho Lutero e como a Igreja reagiu e se reorganizou com a Contra-Reforma.

20 – O Predomínio Ibérico

Nesta teleaula você aprenderá que, durante os reinados de Carlos V e Filipe II no século XVI, a Espanha foi o mais poderoso país da Europa. Verá que a riqueza acumulada por esse país foi usada para financiar guerras na Europa, o que, junto com a intolerância religiosa – que expulsou os não-católicos de lá – tornou a Espanha dependente. Além disso, saberá que a França, além de seguir contra as guerras contra a Espanha, viveu uma guerra civil entre protestantes e católicos, que começou com o massacre da noite de São Bartolomeu.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes