quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bin Laden e Guerra do Afeganistão podem cair no vestibular

Bin Laden e Guerra do Afeganistão podem cair no vestibular

05/05/2011
Confira dois filmes e uma história em quadrinhos que podem ajudar a entender a guerra e seus desdobramentos



                                                      Com a morte de Osama Bin Laden, aGuerra do Afeganistão voltou ao centro das atenções e as chances do assunto ser cobrado nas provas de História, Geografia e Atualidades do vestibular é grande. Há como aprender um pouco sobre a guerra com filmes. Confira abaixo dois documentários e uma história em quadrinhos que ajudam a deixar claro a história da guerra e as pessoas envolvidas:


# Filmes

"Restrepo" - Estados Unidos, 2010 - Direção: Tim Hetherington

Por um ano câmeras acompanharam a rotina de soldados no posto Restrepo, localizado no Vale Korengal, um dos mais perigosos durante a Guerra do Afeganistão. O documentário registra como o pelotão se instalou na região e com ele é possível refletir sobre as razões do conflito, visto que muitos dos soldados não entendiam o que foram fazer lá.

Tim Hetherington era fotógrafo e foi morto em abril deste ano enquanto cobria os conflitos que ocorrem na Líbia.

"11/9" - Estados Unidos, 2002 - Direção: Jules Naudet e Gédéon Naudet

A história desse documentário é interessante. Os cineastas estavam acompanhando o cotidiano dos bombeiros para uma reportagem e filmaram o momento do primeiro avião colidindo com o World Trade Center.

Eles registraram tudo o que aconteceu no fatídico 11 de Setembro, desde o desespero de quem tentava sair do prédio, bem como o esforço que os bombeiros realizaram para resgatar os feridos.

# Quadrinhos

"O Fotógrafo (volumes 1 e 2)" - De Didier Lefèvre, Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier

Durante 1986 o fotógrafo Didier Lefèvre foi ao Afeganistão quando o país estava sob invasão da União Soviética para retratar o trabalho feito pelos Médicos Sem Fronteira na região.

O fotógrafo se uniu aos cartunistas Emmanuel Guibert e Frédéric Lemercier para montar uma reportagem em quadrinhos e fotos para contar os detalhes sobre o cotidiano dos médicos durante o período.

O livro facilita o entendimento da região desde 1980 quando teve apoio dos EUA para expulsar os soviéticos de seu território. Osama Bin Laden participou dessa luta para libertar o povo afegão da invasão

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Estado cria PBVest

Estado cria PBVest, com a participação de professores da rede particular de ensino


Alunos de escolas públicas terão acesso as vídeos-aulas

Na tentativa de oferecer aos estudantes secundaristas mais condições de ter ingressas em algum curso superior, o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação está desenvolvendo o PBVest. O curso pré-vestibular contará com a participação dos melhores professores do Estado.
Na última quarta-feira, 13, foi realizada a primeira reunião (foto) com a presença dos professores, onde foi discutida a metodologia e a pesquisa para as gravações das vídeos-aulas. Segundo o professor Américo Falcone, coordenador do curso, o próximo passo será a preparação de um cronograma de distribuição do conteúdo para elaboração do material e gravação do programa piloto. As vídeo-aulas serão gravadas no estúdio do Espaço Cultural.
“A nossa intenção é que os alunos da rede estadual tenham acesso ao cursinho com o acompanhamento de um monitor em cada escola. As vídeo-aulas possibilitaram ainda que os alunos que participam do curso tenham acesso aos mesmos professores e aos mesmos conteúdos. Assim, os alunos que estudam em João Pessoa, por exemplo, poderão receber a mesma qualificação que um aluno de que está na outra ponta, em Cajazeiras”, explicou o professor Américo.
As aulas acontecerão nos três turnos para atingir o maior número de alunos possível e a previsão é que tenham início no mês de junho.
Participarão das gravações os seguintes professores: Pelágio Nerício (física), Alan (biologia), Geraldo Lacerda (matemática), Socorro Arruda (língua portuguesa), Douglas (língua espanhola), Motinha (língua inglesa), Waldemir Pinheiro (história), Luciano Gaúcho (geografia) e Américo Falcone (química).
 
da Redação (com assessoria)

Senado aprova projeto que amplia jornada diária escolar em 40 minutos

Senado aprova projeto que amplia jornada diária escolar em 40 minutos

Proposta foi votada na Comissão de Educação da Casa e segue para Câmara.
Senadores aprovaram aumento de 75% para 80% da frequência mínima.

Robson Bonin Do G1, em Brasília
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (3) dois projetos de lei que pretendem ampliar o tempo de permanência dos alunos nas escolas brasileiras. A primeira matéria aumenta de 75% para 80% a frequência mínima exigida para aprovação de alunos na educação básica. Já o segundo projeto prevê a ampliação da carga horária mínima anual nos níveis infantil, fundamental e médio de 800 para 960 horas de aula por ano.
Aprovadas em caráter terminativo – quando não há necessidade de votação em plenário –, as medidas ainda precisam ser votadas na Câmara dos Deputados.
Ambos os projetos foram apresentados pelo senador Wilson Matos (PSDB-PR), que é suplente e já não ocupa cadeira no Senado. Na primeira proposta, a elevação da carga horária anual pode ocorrer de duas formas: com a elevação do turno diário nas escolas em 40 minutos ou a ampliação do calendário anual das escolas entre 20 e 40 dias. O número de dias ampliados pode variar conforme o tempo de intervalo adotado por cada escola.

Para justificar a apresentação do projeto Matos lembrou a “insuficiência dos conteúdos oferecidos aos alunos, seja em termos qualitativos, seja em quantidade” e ainda argumentou que a “carga proposta pode viabilizar a qualificação e ampliação dos conteúdos trabalhados em aula, de modo a contribuir de maneira mais eficaz para a construção de competências esperadas dos alunos”.
A regra aprovada pela comissão para ampliar a carga horária não contabiliza o tempo reservado aos exames finais que deve ser somado ao novo período. Se o projeto virasse lei este ano, a nova regra passaria a valer em janeiro de 2013.
Durante o debate na comissão, um dos motivos apontados pelos senadores para justificar a aprovação da matéria é a necessidade de implantar gradualmente o turno integral nas escolas. Para o relator do texto na comissão, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), já passou da hora de ampliar a carga horária de ensino no país: “O Brasil é o país que tem a menor carga horária nas escolas. O projeto servirá para começar a forçar o debate para irmos para o regime de tempo integral nas escolas e fazer com que o governo federal se preocupe com isso. A educação tem pressa.”
Favorável ao projeto, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) adotou discurso semelhante ao do relator: “Precisamos reconhecer que os nossos alunos estudam pouco.”
Frequência
Já o projeto que trata da ampliação da frequência mínima de 75% para 80% foi elaborado a partir de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mostraram, segundo o autor da matéria, Wilson Matos (PSDB-PR), a queda na performance escolar dos estudantes brasileiros.
“Não podemos fazer vista grossa à exigência insuficiente de comparecimento às aulas, como possível causa do fenômeno de absenteísmo tolerado, intimamente associado, a nosso ver, aos resultados indesejáveis nos testes de avaliação apontados”, argumentou o autor da matéria.
Inicialmente a matéria previa a elevação da carga de 75% para 85%, mas o percentual foi modificado por ter sido considerado exagerado pelo relator da matéria: “Ademais, o estudante trabalhador poderá encontrar, na elevação excessiva da frequência mínima, entrave intransponível à sua formação pessoal.”
Cyro Miranda também considerou a aprovação da matéria uma iniciativa para ampliar o debate sobre o ensino integral no país: “Hoje, temos vários artifícios para fugir do número de presença. O aluno tem que estar motivado. A presença não seria tão necessária se impor se o aluno estivesse motivado.”

Vídeo Aula de biologia para ensino médio Profª Dorival Filho

Vídeos para o ensino médio

Bioquímica

Proteínas Estrutura do DNA Replicação do DNA Transcrição - parte I Transcrição - parte II Tradução
Biologia Celular
Glicólise Ciclo de Krebs Cadeia Respiratória Fermentação
Fotossíntese - Parte I
Fotossíntese - Parte II
Fotossíntese e evolução da vida
Ciclo Celular - Intérfase
Ciclo Celular - Mitose
Genética
Por que Ervilhas?
Primeira lei de Mendel
Primeira lei de Mendel - exercícios
Segunda lei de Mendel
Mendelismo
Ligação Gênica (Linkage) - Parte I
Ligação Gênica (Linkage) - Parte II
Ligação Gênica (Linkage) - Parte III
Vírus
Reino Monera
Parte I
Parte II
Reino Protista
Protozoários
Algas
Reino Fungi
Botânica
Briófitas
Pteridófitas
Gimnospermas
Angiospermas
Ecologia
Cadeia alimentar
Pirâmides ecológicas
Ciclo do carbono e efeito estufa
Nicho Ecológico
Potencial Biótico

Evolução
Criação e Evolução
A Causa Sagrada de Darwin
Lamarckismo
Darwinismo - Parte I
Darwinismo - Parte II
Homologia x Homoplasia
Comentário da prova da UESC 2009 - Parte I
Comentário da prova da UESC 2009 - Parte II

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vestibular 2011: Unipê abre inscrições para 1,3 mil vagas em 13 cursos


Vestibular 2011: Unipê abre inscrições para 1,3 mil vagas em 13 cursos As inscrições do Vestibular 2011.2 do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) foram abertas nesta segunda-feira (2) para preenchimento de 1.336 vagas em 13 cursos. Os candidatos podem se inscrever até o dia 5 de junho pela Internet, através do Portal da instituição (www.unipe.br) A prova será aplicada no dia 11 de junho, das 9h00 às 12h00, no campus universitário, no bairro de Água Fria, na Capital.

Segundo o reitor, professor José Loureiro Lopes, há duas modalidades no Vestibular 2011.2. Os candidatos poderão ingressar no Unipê usando a nota da Redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2010 ou de anos anteriores, ou ainda, através da prova que será aplicada na instituição. O Edital do Processo Seletivo com todas as informações sobre cursos e vagas está disponível no Portal Unipê (www.unipe.br).

Para a modalidade do Enem, o candidato deve preencher o Formulário de Inscrição, pela Internet, e comparecer à sede da Comissão Executiva do Concurso Vestibular - Cecoce (Sala 110 da Reitoria) até o dia 6 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e confirmar a sua inscrição, mediante a entrega de cópia autenticada, do Boletim do Enem, expedido pelo MEC. Após este procedimento, o candidato receberá da Cecove o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00. A inscrição só será efetivada com a apresentação do Boletim, no prazo estabelecido.



Prova no Unipê

Para os candidatos que optarem pela prova no Unipê, eles serão submetidos a uma prova de Redação, no dia 11 de junho, das 09h00 às 12h00, no campus universitário. Nesta seleção, será dado um tema, a ser desenvolvido pelo candidato, dentro de alguns parâmetros, que serão considerados para a correção. A prova deve ter, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 e será verificada a coerência com o tema e a ortografia, além de aspectos morfológicos e sintáticos. Será eliminado do Vestibular o candidato que obtiver nota zero na Redação.



Cursos

No Vestibular 2011.2, o Unipê está oferecendo os cursos de Administração (Bacharelado), Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado), Ciências Contábeis (Bacharelado), Ciência da Computação (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem (Bacharelado), Fisioterapia (Bacharelado), Psicologia (Bacharelado), Design de Moda (Tecnológico), Gestão da Tecnologia da Informação (Tecnológico) e Sistemas para Internet (Tecnológico).



Matrícula

A matrícula dos candidatos classificados para o 2º semestre será realizada nos dias 16 e 17 de junho, na Secretaria Geral de Ensino – Segen, no Espaço de Vivência Acadêmica, das 8h às 12h e das 14h às 19h. Os aprovados devem apresentar o comprovante de conclusão do ensino médio ou equivalente e os demais documentos exigidos para a matrícula.

Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar

Educação a Distância - 10 Motivos para Estudar



Motivo 1Rápido e Práticomotivo 1
Fazer Cursos Online é uma forma rápida e prática de aprender. É possível iniciar um curso em qualquer dia, não é necessário apresentar documentos ou participar de processos burocráticos para iniciar as aulas.
   
Motivo 1Valores Acessíveismotivo 2
Nossos cursos variam entre R$ 20,00 e R$ 60,00. Um treinamento parecido em outras instituições pode custar mais de R$ 500,00. Nossa eficiência e alto volume de alunos possibilitam oferecer cursos de alta qualidade por valores reduzidos. Além disso, não há nenhuma cobrança de mensalidade em nossos cursos, eles são pagos uma única vez.
   
Motivo 1Flexibilidademotivo 3
O processo é totalmente flexível: Flexibilidade de Local, Flexibilidade de Horário, Flexibilidade de Duração do Curso. Estude de onde preferir, da sua casa, trabalho, faculdade, lan-house ou de qualquer computador, faça nos seus horários disponíveis e conclua os cursos em quanto tempo desejar. Tudo é feito de acordo com seu ritmo, sem compromisso com prazos e horários fixos.
   
Motivo 1Não necessita se locomovermotivo 4
Fazendo nossos Cursos Online você não gasta com locomoção até uma escola presencial, não perde tempo no trânsito. Isso significa mais tempo livre para estudar, resultando em um melhor aproveitamento.
   
Motivo 1Banco de Currículosmotivo 5
Diversas empresas contatam-nos e solicitam indicações de alunos para vagas de emprego. Ao estudar conosco, você pode incluir seu currículo no Banco de Currículos e ser indicado para vagas relacionadas aos cursos feitos.
   
Motivo 1Certificado Válido em Todo o Brasilmotivo 6
O Certificado é válido em todo o Brasil e em vários outros países, ele pode ser utilizado em faculdades, empresas públicas e privadas, concursos e provas de título, entre outros.
   
Motivo 1Empresa Mantenedora da ABEDmotivo 7
O Cursos 24 Horas é uma empresa mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nosso nome e logo é exibido na página de Mantenedores da ABED.
   
Motivo 1Funcionários treinados conoscomotivo 8
Outra prova de qualidade do sistema de ensino é o número de empresas que já tiveram funcionários treinados conosco. Veja na imagem ao lado algumas dessas empresas.
   
Motivo 1Seu Currículo fica Atualizadomotivo 9
Todos os cursos podem ser incluídos em seu currículo. As pesquisas comprovam que manter o currículo atualizado é uma das formas mais eficientes para ser promovido, conseguir um novo emprego, ou até mesmo evitar uma demissão do emprego atual.
   
Motivo 1Professores Altamente Qualificadosmotivo 10
Uma equipe de professores altamente qualificados fica à disposição para atender aos alunos, corrigindo exercícios, enviando material adicional e tirando todas as dúvidas que possam surgir durante o curso.
  

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes