quinta-feira, 16 de junho de 2011

A legalização da maconha

A legalização da maconha

Tema Atual - Junho de 2011
Estreou no começo desse mês o filme “Quebrando o tabu”, um documentário com depoimentos de personalidades da política, literatura, teatro, cinema, entre outras áreas, defendendo a legalização da maconha. Quem narra o filme é o ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso.
No embalo do filme apareceram manifestações, as chamadas “Marcha pela Maconha”, em todo o Brasil. Os protestos foram proibidos pela Justiça, ato que foi considerado pelos manifestantes como censura.
A proposta para o Banco de Redações desse mês é criar um texto de 20 a 30 linhas com o tema no qual exponha suas ideias e opiniões sobre: “A comercialização da maconha deve ser legalizada?". A redação pode ser em forma de artigo de opinião ou carta argumentativa. Para a elaboração dos textos, utilize a coletânea indicada abaixo e os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.
Proposta 1 – Artigo de Opinião:
Quem optar pela primeira proposta deve escrever um texto argumentativo no qual esteja expresso o seu ponto de vista sobre o tema. Apresente justificativas que sustentem sua opinião sobre a legalização da maconha.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero argumentativo!
Proposta 2 – Carta Argumentativa:
Aquele que escolher esta indicação deve escrever uma carta a presidenta Dilma Rousseff, na condição de usuário(a) de maconha ou familiar de um usuário, demonstrando sua opinião sobre o tema. A carta não deve ser assinada.
Clique aqui para saber mais sobre este gênero textual!
As redações podem ser enviadas até o dia 25 de junho. Já as notas serão divulgadas aqui no dia 03 de julho.
ATENÇÃO: para enviar a redação é preciso antes fazer o login; depois é só colar o texto na parte inferior desta página. Para saber mais, clique aqui.
Enviou seu texto no mês de maio? Acesse as correções aqui.
Não sabe como começar seu texto? Então confira algumas dicas aquiaqui e aqui.
ELABORE SUA REDAÇÃO CONSIDERANDO AS IDÉIAS A SEGUIR:
Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória.
[Brasil Escola - leia na íntegra]
A legislação brasileira está ultrapassada - o viciado deveria ser tratado não como um criminoso, mas como um doente que precisa de tratamento. E, ainda, o usuário deveria encontrar meios de conseguir a droga sem ter de buscá-la com um traficante.
[Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao Último Segundo - leia na íntegra]
“Queremos discutir a liberação da canabis não só para uso recreativo, mas também medicinal, industrial e religioso. O assunto deve ser tratado pelo governo”, afirma uma das organizadoras do evento, a estudante Isabela Góes.

Um comentário:

  1. pense bem a maconha e uma folha a folha e da arvore a arvore e da natureza e quem criou a natureza? deus nao ia criar augo que realmente nos fisece mal. umas das piores drogas que eu acho que existe e o crak, a cocaina, a bebida alcolica eo cigarro, por exemplo o cigarro tem quantas mil subistancias toxicas diferentes semdo que nos nem sabemos o que fumamos so sabemos que e um cigarro, e o crak em pouco tempo de uso a possoa morre devido o uso ou e morto pelos propios traficantes, e a maconha e uma erva que simpilsmente vem da natureza e nao tem nenhum tipo de subistamcia toxica e nem te mata e nao te deixa sem nocao quenem a pinga.

    ResponderExcluir

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes