terça-feira, 23 de agosto de 2011

Foco e informação na preparação para o vestibular



Quem é vestiba já está careca de saber que ano de vestibular exige dedicação e seriedade.
E para falar de mais algumas dicas para quem está nessa maratona de preparação, nada melhor do que conversar com quem já passou por esta etapa. Conversei novamente nesta semana com Alexandre Domingues, aluno da Universidade que estagia no setor de Orientação Vocacional Profissional do NPP da PUCPR. Fique ligado em mais algumas dicas que podem fazer a diferença.
Não se engane
Achar que sabe uma matéria não garante um bom desempenho,principalmente se as suas notas nessa matéria não condizem com isso. O “achismo” não está com nada.
“Procure estudar mais essa matéria, sem pular suas dificuldades.Uma questão respondida corretamente fará toda a diferença em sua colocação no vestibular”, comenta Alexandre. Se você não entendeu como resolver uma equação matemática, tente novamente. Não estude só o que você gosta e o que você tem facilidade. Preste atenção naquelas matérias em que você pode melhorar.
Não se preocupe tanto com o outro
Não fique competindo para tentar preencher sua apostila antes que seu colega. O mais importante é compreender o que está sendo estudado. Se seu amigo consegue responder aquela questão que você que você não consegue nem começar, aproveite o conhecimento que ele tem. Com certeza vocês poderão trocar experiências.
Leia, leia e leia um pouco mais
Se você ainda não tem o costume de ler, é hora de rever esse hábito. Não leia só o que pedem para você no vestibular. “Além dos livros indicados, procure estudar parte da literatura. A leitura é essencial para qualquer questão que você precise interpretar, não só neste período de preparação. Procure ler em seus momentos de lazer para ajudar em sua escrita e enriquecer seu vocabulário”, recomenda.
Pequenas atitudes como as citadas por Alexandre podem ajudar a melhorar seu desempenho nos estudos. Ficam as dicas de quem já passou por esta fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes