Problemas da Adolescência
Ao falar sobre Estilos Urbanos muitas pessoas pensam logo em marginalidade, sem terem noção do seu significado.
As pessoas ao falarem de juventude pensam logo em irreverência, má educação, violência, desinteresse escolar,... Na verdade há ocasiões que levam alguns jovens a ter comportamentos “errados”. Muitos jovens, para se auto afirmarem, procuram na mentira e na ignorância aquilo que por muitos é considerado irreverente, mas na realidade isso não passa de irresponsabilidade.
Muitas garotas deixam-se levar pelas conversas dos rapazes, não pesando os perigos que correm: é muito frequente os adolescentes terem relações sexuais não recorrendo a contraceptivos; por exemplo, o preservativo é 99% eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmitidas e evita a gravidez não desejada. Existem muitas garotas com idades compreendidas entre os 15 e os 16 anos que já têm filhos e muitas delas são mães solteiras.
Na sexualidade existem diversos problemas, um deles é o HIV que é transmitido através das relações sexuais (sem preservativo), através do sangue e de fluidos corporais. O preservativo evita não só a gravidez, mas também a transmissão de DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).
Quando são infectados alguns jovens escondem-se nas drogas para se abstraírem dos problemas em vez de utilizarem a “inteligência” para os enfrentarem. Preferem continuar no caminho das drogas chegando até ao roubo para conseguirem dinheiro suficiente para adquirir o estupefaciente que consomem habitualmente. Se os toxicodependentes não consumirem a sua dose diária, caiem na ressaca e alguns acabam por morrer.
A marginalidade, a sexualidade e o consumo de drogas são os principais problemas da adolescência hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário